Fernando Manuel Garcia Ferreira Grilo

Fernando Manuel Garcia Ferreira Grilo

Master in Business Administration (International Management), European University, 1997.

Licenciatura em Economia com especialização na área do planeamento, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, 1983.

Curso de Especialização em Sucessões Cronológicas, em 1987.

Curso de Especialização em Métodos Econométricos, em 1986.

Frequência do Mestrado em Métodos Matemáticos para Economia e Gestão, em 1985.

Curso de Marketing de Serviços, Universidade Católica Portuguesa, 2000.

Curso de Planeamento Estratégico, Instituto Nacional de Administração, 1991.

Professor auxiliar convidado, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, de “Gestão de Empresas de Transporte Marítimo” e “Economia do Transporte Marítimo” do curso de pós-graduação em Gestão do Transporte Marítimo e Gestão Portuária desde 1995.

Professor adjunto convidado, Escola Náutica Infante D. Henrique, de Gestão Comercial do Transporte Marítimo dos cursos de Gestão Portuária e Gestão de Transportes e Logística, 2011-2012.

Professor adjunto convidado, Escola Náutica Infante D. Henrique, de Transporte Intermodal dos cursos de Gestão Portuária e Gestão de Transportes e Logística, 2013-2014

Administrador Executivo da Logistema, Consultores de Logística S.A; Consultor em Transportes e Responsável pela Área Financeira e Administrativa; Consultoria em Transportes e Logística envolvendo consultoria em transportes marítimos, estudos de mercado, elaboração de projectos de investimento, elaboração de planos estratégicos sectoriais e empresariais e participação na gestão de projectos; Intervenção nos mercados de Portugal (incluindo Região Autónoma dos Açores), Angola, Moçambique e Cabo Verde, em projectos de investimento que envolvem componentes de transportes e logística, desde 2013.

Administrador e Diretor-Geral do Grupo Firstlink SGPS SA; Gestão de empresas no âmbito de atividades de armador, gestão técnica de navios, gestão de tripulações e consultoria em transportes marítimos; Consultoria em transportes marítimos e logística para empresas como Grupo Amorim, Galp Energia, Ministério dos Transportes de Angola, Arnaud Logis (transitário), Box Lines Navegação (Grupo Sonae), Logistema (consultoria em logística), Ministério dos Transportes e Comunicações de Moçambique e Logistel (formação) e outras empresas nacionais e estrangeiras; Avaliação de projetos de investimento em navios (análise económica e financeira); Gestão de projetos em áreas com ligações ao transporte marítimo, nomeadamente na área portuária e de obras públicas; Intervenção nos mercados de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Brasil, França, Federação Russa, Polónia e Letónia; Gestão de projetos de construção naval em estaleiros em França e Espanha; Administrador da Libersol (agência de viagens e turismo), 2003 a 2013.